METODOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO TURISMO: UMA ANÁLISE EM ESTUDOS DA ANPTUR DE 2017 A 2020

Adson de Lima Claudino, José Mateus Silva de Araújo, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante

Resumo


Metodologias de ensino compreendem técnicas adotadas por docentes para tornar o processo de ensino mais didático e dinamizar a aprendizagem, estimulando a participação dos discentes na construção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi identificar quais são as estratégias de ensino presentes nos trabalhos sobre metodologias de ensino apresentados no Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) de 2017 a 2020. Para fins metodológicos, o estudo é classificado como bibliográfico e qualitativo com tipologia descritivo-exploratória. Para a coleta de dados houve um recorte dos estudos publicados nos anais dos eventos da ANPTUR entre 2017 e 2020 que versavam sobre metodologia e/ou ensino, foram encontrados 942 trabalhos publicados nos anais dos eventos no intervalo supracitado, 26 foram analisados, porém 14 estudos foram validados para essa pesquisa, empregando-se a análise de conteúdo. Os resultados apresentam que os estudos relacionados à metodologia de ensino possuem as seguintes variáveis: hospitalidade, trabalho, hotelaria, ensino remoto e formação. Ademais, identificou-se estratégias de formação continuada e estratégias práticas de ensino. Conclui-se que há uma influência significativa do lúdico e da didática como ferramentas de aprendizagem e infere-se que esses aspectos metodológicos contribuem para nos resultados cognitivos dos alunos.

Texto completo:

Remoto PDF