A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS DECISÕES DE CONSUMO E POUPANÇA: suas relações com a adimplência e inadimplência

Fabiano Pamato Nunes, Marcelo Sczymczak Silva, Alexandre Marino Costa

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar as variáveis que influenciam na adimplência e inadimplência dos indivíduos. A pesquisa Survey, realizada entre os meses de junho e julho de 2015, conduzida através do ambiente digital, procurou mensurar indicadores como autocontrole, educação financeira no ambiente familiar e conhecimentos financeiros assim como aspirações e metas e suas implicações sobre o estado de adimplência e inadimplência dos consumidores. Para análise dos dados foi realizada a regressão linear. A base teórica procurou relacionar a educação e conhecimentos financeiros adquiridos desde o ambiente familiar e suas implicações na vida adulta através do autocontrole para consumo e propensão a poupança. Este estudo não conseguiu encontrar relevante relação entre a inadimplência e as escalas utilizadas como constantes. Entretanto, utilizando da ferramenta Multiple Mediation (Indirect) apresentada por Preacher e Hayes (2008), podemos verificar uma relação indireta importante. Considerando a idade dos respondentes como uma variável independente e a escala adimplente como uma variável dependente, não existe uma correlação entre elas significativa. Entretanto, ao acrescentar a escala de autocontrole como um mediador é encontrada relevância na correlação entre estes três fatores, ou seja, quanto maior a idade do respondente há uma tendência (95% confiabilidade) de ele possuir um maior grau de autocontrole e com isso levar a um estado adimplência na sua vida financeira.

Palavras-chave


educação financeira; adimplência; inadimplência; autocontrole

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