ANÁLISE DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NOVA PONTE LTDA

Priscila Hasckel Hugen, Jean Carlos de Abreu, Marcos Alexandre Schiavoni

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de analisar o nível de satisfação dos funcionários da empresa Distribuidora de Bebidas Nova Ponte Ltda. Realizou-se a pesquisa bibliográfica, acerca do tema satisfação. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva. Para aa coleta de dados, formulou-se um questionário com 26 afirmativas positivas utilizando como base teórica as variáveis de Assis (2005). O questionário foi elaborado com perguntas fechadas utilizando a escala Likert para coleta e posterior quantificação dos dados. Para cada resposta foram atribuídos valores de 1 a 5, devendo os respondentes optar por concordo totalmente, concordo parcialmente, neutro, discordo parcialmente e discordo totalmente, sendo 1 discordo totalmente e 5 concordo totalmente. Posteriormente realizou-se entrevista semiestruturada com o responsável pela empresa em Setembro de 2014, tendo como base teórica a mesma utilizada para a elaboração do questionário. Assim, a pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa e quantitativa. Por último, foram efetuadas as devidas análises utilizando-se da escala de Likert para tabulação, e sugeridas as melhorias necessárias. Assim, foram identificados níveis de satisfação com relação aos pares e insatisfação em relação às variáveis relacionadas à liderança, políticas e práticas de recursos humanos e ainda com a empresa em um âmbito geral, atingindo os objetivos da pesquisa. Dessa forma, sugere-se melhorias para os pontos de insatisfação identificados, para que a empresa possa obter índices de satisfação no seu ambiente interno, melhorando sua efetividade.
Palavras-chave: Recursos humanos, satisfação no trabalho, cultura organizacional.

Palavras-chave


ANÁLISE DE SATISFAÇÃO

Texto completo:

PDF