ALTERAÇÃO DE POLÍTICAS DE CRÉDITO NAS EMPRESAS DE VAREJO DE CONFECÇÕES, IMPACTOS FINANCEIROS E VISÃO ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO NA REDE ISAKETLYN

Luiz Henrique Debei Herling, Marcus Vinicius Andrade de Lima, Gilberto de Oliveira Moritz, Marcelo Augusto Menezes Deluca

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo estudar e avaliar as práticas de gestão de crédito de uma empresa de comércio varejista de roupas denominada Isaketlyn. O estudo está dividido em três etapas, a primeira consiste em revisar a literatura específica que aborda as questões do ambiente da gestão financeira de curto prazo, em especial a gestão de crédito. A segunda é a caracterização e aplicação da pesquisa na empresa utilizada para realização do estudo. A pesquisa é predominantemente quantitativa, exploratória e com entrevistas semi-estruturadas. Por último, analisou-se a pesquisa e verificou-se que a política de crédito atual é financeiramente inviável ao compararmos com a TMA exigida pelos empresários do setor. Todavia, ao olharmos estrategicamente, considerando também o posicionamento de mercado da empresa, a decisão de assumir esta nova política de crédito foi tomada de forma acertada. O estudo se faz importante uma vez que analisa a decisão além dos atuais modelos de gestão financeira para analise de crédito que levam em conta variáveis quantitativas findadas em um paradigma funcionalista, mensurando o retorno para tomada de decisão.

Palavras-chave


Gestão financeira, Gestão de crédito, Estratégias, Varejo

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