Preço de Venda Praticado x Mercado: um estudo de caso em um hotel familiar.

Ana Paula Hanauer, Evelyn Patrícia Delgado, Vinicius Abilio Martins

Resumo


O controle de custos e a formação correta do preço de venda em uma empresa no ramo competitivo de hospedagem é crucial para se manter no mercado. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou identificar se o preço praticado por um hotel familiar, localizado na cidade turística de Foz do Iguaçu – PR é adequado para cobrir seus custos e assim, gerar lucro. Para isso, a metodologia é classificada pelo método dedutivo, com natureza quantitativa e documental, seguida do estudo de caso. Os resultados obtidos demonstram que a empresa não possui controle de custos, mas ainda assim é capaz de gerar lucro nos meses de alta temporada. No entanto, nos meses de baixa temporada, seu serviço mais vendido é com um preço de venda incapaz de cobrir seus custos. Ademais, destacou-se a grande influência dos custos fixos no encarecimento da diária vendida.

Palavras-chave


Margem de contribuição, Custos, Hospedagem.

Texto completo:

76-95 PDF