Compreendendo o Processo Decisório de Unidades Comerciais no Interior do Amazonas
Resumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa relacionados ao processo decisório a partir de diferentes elementos que compreendem a estratégia competitiva e sua relação no desempenho de unidades de negócio (comércio e serviço). O estudo foi realizado no interior do Estado do Amazonas (Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte). Medir o desempenho de empresas num contexto de tríplice fronteira e distante dos principais centros de negócio do Estado e do país é um processo complexo que, na prática, não pode ser negligenciado. A prática de vendas a prazo lastreadas na palavra (fiado) faz parte dessa realidade. As lentes teóricas empregadas fornecem uma caracterização do estado da arte em relação ao problema investigado de estratégias competitivas e o desempenho. Com a aplicação de uma regressão múltipla, os resultados revelaram que as estratégias competitivas apresentam relação no desempenho das empresas, porém fatores que compõem as variáveis tais como gestão estratégica, orçamento e controle contábil apresentaram resultados ambíguos. Em empresas de menor porte é comum a prática do fiado, o que acaba comprometendo a capacidade decisória e piorando o desempenho.
Palavras-chave
Orçamento, Vendas a prazo, Orçamento empresarial, Planejamento estratégico, Tomada de decisão