Compreendendo o Processo Decisório de Unidades Comerciais no Interior do Amazonas

Jonas Fernando Petry, Erik Garcia Martins, Sabrina Arcanjo Sebastião, Antonio Giovanni Figliuolo Uchoa, Sendryo Nael Araújo do Nascimento

Resumo


Este texto apresenta resultados de uma pesquisa relacionados ao processo decisório a partir de diferentes elementos que compreendem a estratégia competitiva e sua relação no desempenho de unidades de negócio (comércio e serviço). O estudo foi realizado no interior do Estado do Amazonas (Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte). Medir o desempenho de empresas num contexto de tríplice fronteira e distante dos principais centros de negócio do Estado e do país é um processo complexo que, na prática, não pode ser negligenciado. A prática de vendas a prazo lastreadas na palavra (fiado) faz parte dessa realidade. As lentes teóricas empregadas fornecem uma caracterização do estado da arte em relação ao problema investigado de estratégias competitivas e o desempenho. Com a aplicação de uma regressão múltipla, os resultados revelaram que as estratégias competitivas apresentam relação no desempenho das empresas, porém fatores que compõem as variáveis tais como gestão estratégica, orçamento e controle contábil apresentaram resultados ambíguos. Em empresas de menor porte é comum a prática do fiado, o que acaba comprometendo a capacidade decisória e piorando o desempenho.

Palavras-chave


Orçamento, Vendas a prazo, Orçamento empresarial, Planejamento estratégico, Tomada de decisão

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