MARKETING NO FUTEBOL E O TORCEDOR-CONSUMIDOR: ANÁLISE DO PROGRAMA SÓCIO-TORCEDOR DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL

Marco Ocke, Tatiana Goedert, Joice Amorim

Resumo


A construção de um relacionamento de longo prazo entre os clubes de futebol e seus torcedores por meio de conexões emocionais é essencial para o sucesso dos clubes dentro e fora dos gramados. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a gestão do programa sócio-torcedor da Associação Chapecoense de Futebol identificando seus diferentes planos e modalidades, canais de relacionamento e ações orientadas aos torcedores-consumidores, tanto de forma descritiva como sob à luz da literatura de marketing esportivo. Para o estudo de caso, dados secundários foram coletados por meio de análise documental e dados primários por meio de observação não participante e entrevistas com gestores e colaboradores do Clube. Os resultados encontrados indicam que o atual programa sócio-torcedor da Associação Chapecoense de Futebol está alinhado aos atuais preceitos do marketing aplicado a clubes de futebol, sendo capaz de entregar valor aos associados ao mesmo tempo em que traz uma série de vantagens ao Clube, entretanto, os resultados também consideram a necessidade de aprimoramento do programa e o desenvolvimento de formatos diversificados que possam contribuir não apenas com a gestão do Clube, mas também com o modelo de administração contemporânea de entidades esportivas.

Palavras-chave


Marketing esportivo. Associação Chapecoense de Futebol. Programa sócio-torcedor.

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