Moda, Responsabilidade Social Corporativa e Trabalho Escravo: o consumo de vestuário pelas universitárias
Resumo
O objetivo desse estudo é compreender de que forma jovens universitárias percebem empresas que utilizam o trabalho escravo em sua cadeia produtiva e como tal fato influência o processo de decisão de compra. A pesquisa foi do tipo qualitativa e usou um roteiro semiestruturado para a coleta de dados com universitárias. A abordagem do tipo bola-de-neve e análise dos dados foi via análise de conteúdo com categorias a posteriori, com suporte do software Atlas TI. Com os resultados da pesquisa entendeu-se que as universitárias possuem uma imagem negativa das empresas que possuem indícios de trabalho escravo em sua cadeia de suprimentos. Contudo, para as entrevistadas o problema está longe de sua realidade e algumas encaram o assunto com certa conformidade. Além disso, a percepção das consumidoras sobre o conceito de RSC ainda não é estruturado. Também foi verificado que a intenção de compra desse grupo é abalada quando a empresa apresenta indícios de exploração de mão de obra em sua cadeia de suprimentos, como, por exemplo, a Zara e o site Ali express. Foi averiguado que a percepção das jovens universitárias com relação às empresas é negativa e que isso pode determinar a intenção de boicote das mesmas.
Palavras-chave
Administração, Moda, Marketing