DIFUSÃO DO VEGETARIANISMO E VEGANISMO NO BRASIL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE TRANSNACIONALIZAÇÃO

Calíli Alves Cavalheiro, Fabiane Cortez Verdu, Juliana Marangoni Amarante

Resumo


O objetivo do presente artigo é compreender o papel da transnacionalização na difusão do vegetarianismo e veganismo no Brasil e a contribuição da internet nesse processo. Para tanto, o estudo parte de uma pesquisa qualitativa, descritiva, baseada em dados secundários provenientes de publicações científicas como livros, artigos e teses, bem como não científicas, mas igualmente importantes para a condução do estudo, como, sites de associações e sociedades vegetarianas e veganas, agências de notícias, institutos de pesquisa, regulações como a Constituição Federal Brasileira e Código Civil Francês, dentre outros. Como principais resultados, destaca-se que a difusão do vegetarianismo e do veganismo no Brasil ocorreu, e ainda ocorre, por meio do processo de transnacionalização, e segundo os apanhados teóricos encontrados no decorrer da pesquisa, tal processo é marcado por influências culturais, religiosas, sociais e mercadológicas, impulsionadas, mais recentemente, pelos avanços das tecnologias de informação e comunicação como a internet. Conclui-se que esse processo se enquadra legitimamente nos conceitos de autores como Boddewyn, Toyne e Martinez (2004), Hannerz (1996) e Djelic e Sahlin-Andersson (2006). Assim, a transnacionalização pode ser compreendida não só como um intercâmbio de filosofias, práticas e culturas, mas como um processo que envolve a transferência e a troca de recursos produzidos e compartilhados, refletindo tanto na economia de países quanto nos negócios que exploram o segmento.

Palavras-chave


Vegetarianismo, Veganismo, Transnacionalização da Cultura, Mercado.

Texto completo:

51-67