Capacidade de Aprendizagem de Mercado: uma análise sobre seu Desenvolvimento Teórico

Flávio Luiz von der Osten, Helison Bertoli Alves Dias, Victoria Vilasanti Luz, Ana Maria Machado Toaldo, Lucas Lira Finoti

Resumo


O conhecimento aplicado nas organizações é um dos recursos centrais para a obtenção de vantagem competitiva. Entendendo-se que a vida útil dos conhecimentos provenientes do mercado é cada vez menor, percebe-se a importância de se analisar como as organizações adquirem e usam novos conhecimentos (aprendizagem). Com isso, o estudo da Capacidade de Aprendizagem de Mercado (CAM) se torna relevante para disciplina do marketing. Apesar de sua importância, é surpreendente a falta de conhecimento sobre o tema no que diz respeito ao seu desenvolvimento e os caminhos para pesquisas futuras. Para endereçar essas questões, este artigo buscou identificar quais são as raízes teóricas, como vem sendo trabalhada e quais são as perspectivas futuras CAM. Utilizou-se a revisão bibliométrica como estratégia de pesquisa. Identificou-se que a principal origem da capacidade de aprendizagem de mercado são os estudos sobre a Orientação para o Mercado. Também, pode-se observar que as principais linhas de pesquisa relacionam a capacidade de aprendizagem de mercado ao desempenho organizacional, à inovatividade e ao desenvolvimento de novos produtos. Como tendência para pesquisas futuras, destaca-se o estudo da CAM como uma capacidade adaptativa, ou ainda como um construto ambidestro (exploration e exploitation).

Palavras-chave


Capacidades. Aprendizagem, Bibliometria

Texto completo:

16-32