MARKETING VERDE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE NO PERÍODO DE 2007 A 2016

Demétrio de Mendonça Júnior, Nágila Giovanna Silva Vilela

Resumo


O aumento do debate sobre questões ambientais tem contribuído para que consumidores, organizações e sociedade reflitam sobre os danos causados pelo consumo, bem como as formas de preservar o meio ambiente. Nesse contexto, destaca-se o marketing verde, também chamado de marketing ambiental ou eco marketing. Diante da relevância e da dimensão que o tema tem recebido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar as características das publicações relacionadas ao marketing verde no período de 2007 a 2016. No que diz respeito à metodologia, o artigo é quantitativo e descritivo e foi utilizada a bibliometria como estratégia de pesquisa. Um total de 412 publicações foi coletado na base de dados Web of Science. Essas publicações estiveram relacionadas principalmente com as áreas de economia de negócios, ciência ambiental e ecologia, ciências sociais e engenharia. A China liderou o ranking dos países com mais estudos sobre o tema, e o inglês foi o idioma predominante nesses trabalhos. Na combinação com o marketing verde, identificou-se que os tópicos responsabilidade social corporativa, estratégia de marketing, preço, desenvolvimento sustentável e consumo sustentável provavelmente se tornarão hot topics para uma comunidade de pesquisa. Ao final do trabalho, são apresentadas algumas limitações e sugestões para pesquisas futuras.

Palavras-chave


Marketing Verde. Marketing ambiental. Eco marketing. Estudo bibliométrico.

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