DÉFICIT DE HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Nágila Giovanna Silva Vilela, Mariane Lemos Lourenço

Resumo


Dispor de um amplo repertório de habilidades sociais pode contribuir para que as relações interpessoais sejam positivas e para um bom desempenho social em geral. Nesse trabalho são considerados sete conjuntos de habilidades sociais: automonitoria, comunicação, civilidade, assertivas, empáticas, de trabalho e expressão de sentimento positivo. Deter todas essas habilidades não é simples e muitas pessoas possuem déficits em algumas delas, isto significa que não conseguiram aprimorar bem ou nem sequer chegaram a desenvolver certas habilidades. No contexto acadêmico, tais habilidades também são relacionadas ao bem-estar físico e psicológico dos estudantes, e não somente com o desempenho do indivíduo. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar a percepção de estudantes universitários em relação aos seus déficits de habilidades sociais. A pesquisa foi realizada com 25 universitários do curso de Administração de uma universidade pública. Dentre as habilidades sociais, as consideradas mais deficientes pelos estudantes foram as de comunicação e as assertivas. As habilidades de automonitoria, de trabalho, empáticas e de expressão de sentimento positivo, apesar de presentes, apareceram menos vezes. Destaca-se que as habilidades sociais de civilidade não foram relatadas por nenhum estudante. Ao final do trabalho são ressaltadas possibilidades de investigações e pesquisas futuras.

Palavras-chave


Habilidades Sociais. Universitários. Relacionamento Interpessoal.

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