DÉFICIT DE HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Dispor de um amplo repertório de habilidades sociais pode contribuir para que as relações interpessoais sejam positivas e para um bom desempenho social em geral. Nesse trabalho são considerados sete conjuntos de habilidades sociais: automonitoria, comunicação, civilidade, assertivas, empáticas, de trabalho e expressão de sentimento positivo. Deter todas essas habilidades não é simples e muitas pessoas possuem déficits em algumas delas, isto significa que não conseguiram aprimorar bem ou nem sequer chegaram a desenvolver certas habilidades. No contexto acadêmico, tais habilidades também são relacionadas ao bem-estar físico e psicológico dos estudantes, e não somente com o desempenho do indivíduo. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar a percepção de estudantes universitários em relação aos seus déficits de habilidades sociais. A pesquisa foi realizada com 25 universitários do curso de Administração de uma universidade pública. Dentre as habilidades sociais, as consideradas mais deficientes pelos estudantes foram as de comunicação e as assertivas. As habilidades de automonitoria, de trabalho, empáticas e de expressão de sentimento positivo, apesar de presentes, apareceram menos vezes. Destaca-se que as habilidades sociais de civilidade não foram relatadas por nenhum estudante. Ao final do trabalho são ressaltadas possibilidades de investigações e pesquisas futuras.
Palavras-chave
Habilidades Sociais. Universitários. Relacionamento Interpessoal.