ANÁLISE DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE FLORIANÓPOLIS DO PRODUTO ARTESANAL MANTEIGA DE AMENDOIM
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi de verificar a viabilidade da inserção do produto manteiga de amendoim, elaborado artesanalmente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para pesquisa exploratória e sua fundamentação teórica, envolvendo pesquisa relacionada a empreendedorismo, marketing, método Canvas e análise de investimento. Quanto a metodologia deste estudo de negócio, foi baseado no Canvas (Business Model Canvas – BMC), na avaliação de mercado e análise de investimento. A análise dos dados foi realizada com base nos cálculos sobre previsões de investimento inicial, receitas das vendas, custos e resultados esperados pela produção e comercialização do produto. Os resultados da pesquisa apontam a viabilidade do negócio considerando o volume do investimento, expectativas de demanda pelo mercado local e receitas de vendas suficientes para atender a expectativa do produtor quanto aos resultados do negócio.
Palavras-chave
Investimento; Canvas; Empreendedorismo; Marketing; Negócio.