QUALIDADE NO ATENDIMENTO COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Ana Paula Rosa, Marcelo Augusto Menezes Deluca

Resumo


Nos dias de hoje, oferecer ao cliente apenas um produto de qualidade, não garante, necessariamente, a efetivação ou satisfação da venda. O atendimento é fator primordial na estratégia competitiva. Além de treinamento, gestão, organização e ofertas de produtos, devemos ter como base, um item essencial para o crescimento de qualquer empresa: o diferencial competitivo por meio do atendimento. Inúmeros fatores podem influenciar o atendimento, desde fatores psicológicos, comportamentais, culturais e étnicos. Porém, capacitação, treinamento e, sobretudo, informação são excelentes ferramentas para um atendimento eficiente e de qualidade. É necessário evoluir sempre, além de promover mudanças e adaptações, com ações corretivas e contínuas buscando níveis de excelência no cumprimento dos desejos, necessidades e demandas dos clientes. A pesquisa realizada neste artigo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, baseada no método de levantamento bibliográfico. O artigo se divide em dois momentos: no primeiro momento é realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema; em um segundo momento são apresentados os resultados de pesquisas realizados por empresas de consultoria em gestão e stakeholders importantes para o tema, como por exemplo, SEBRAE.

Palavras-chave


Atendimento, Vendas, Relacionamento, Diferencial, Gestão.

Texto completo:

PDF