A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS EM SERVIÇOS HOTELEIROS: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS MOTIVACIONAIS DOS COLABORADORES EM UM HOTEL DE LUXO DE FLORIANÓPOLIS.

Wilter Hugo Silva Padilla, Tiago Savi Mondo

Resumo


A gestão de pessoas é considerada como imprescindível em qualquer empresa. Na hotelaria, tal fato se aprofunda, pois o contato direto com o hóspede pode trazer alta satisfação ou elevada insatisfação. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos motivacionais que influenciam os colaboradores de um empreendimento hoteleiro de Florianópolis-SC em suas atividades profissionais. A pesquisa é de caráter quantitativo, abordagem descritiva e do tipo estudo de caso. O instrumento empregado foi um questionário fechado, auto-aplicável. A amostra foi composta por 126 colaboradores de um hotel de luxo de Florianópolis-SC. Foram realizados procedimentos de estatística descritiva para a análise dos dados. Os principais resultados indicam que colaboradores estão satisfeitos quanto ao salário, à realização profissional, ao reconhecimento e à estabilidade. Sentem a organização posicionada de maneira adequada e competitiva no mercado. Os pontos de melhoria apontados foram a integração entre setores e os treinamentos. Assim, verifica-se que apesar de ser um hotel de luxo e se enquadrar acima da média de mercado, são necessárias algumas ações para aumentar a motivação dos colaboradores e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado.

Palavras-chave


Gestão de Pessoas, Motivação, Hotelaria

Texto completo:

PDF PDF