Segmentação de mercado de restaurantes da cidade de Ouro Preto/MG na pandemia da COVID-19
Resumo
O setor de serviços passa por dificuldades devido aos impactos econômicos causados pela pandemia do novo Coronavírus. Restaurantes devem buscar alternativas competitivas para a sua sobrevivência. E, o comportamento de compra das pessoas também deve ser considerado nesse contexto. Portanto, o presente estudo tem como proposta desenvolver um modelo de segmentação dos consumidores no setor de restaurantes da cidade de Ouro Preto/MG. Como procedimento metodológico optou-se pela realização de uma survey online com habitantes da cidade. Os dados foram coletados junto a 405 usuários de redes sociais - Facebook, WhatsApp e LinkedIn. Os resultados indicaram a existência de cinco clusters que podem contribuir com a identificação de possíveis segmentos: frequentador ocasional, frequentador ocasional consciente, frequentador cotidiano, frequentador engajado virtualmente e o consumidor inabitual. Os achados dessa pesquisa contribuem para que os gestores de restaurantes que estão enfrentando esse novo cenário no mercado possam ter maior clareza sobre os possíveis segmentos e características de consumo passíveis de serem encontrados neste contexto pandêmico.
Palavras-chave
Restaurantes, Segmentação, Pandemia