A RELAÇÃO COM O SABER E O OFÍCIO DOCENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ASSÚ, RIO GRANDE DO NORTE

Luiz Ricardo Ramalho de Almeida

Resumo


O presente trabalho inscreve-se no campo da formação de professores,em especial dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este artigo originou-se de tese de doutorado (PPGED\UFRN) e tem como objetivo analisar a relação com o saber e com o ofício docente de professores da EJA do município de Assú/RN. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisaformação (BAQUERO, 2004), tendo como eixos organizadores quatro perguntas pedagógicas: de descrição, interpretação, construção e reconstrução (SMYTH, 1989). Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: a técnica da Experiência sócio-histórica de formação humana, “Minha história, meus saberes” e a entrevista problematizadora. Trabalhou-se com dez professores da EJA do município de Assú/RN. Como referencial teórico utilizou-se a teoria da noção da relação com o saber de Bernad Charlot (2000; 2007). Conclui-se que a reflexão sobre os saberes e o ofício docente dos professores da EJA é necessária para compreender-se que saberes estão sendo postos em prática e construídos pelos professores no desenvolvimento do ofício docente junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Com base nos dados, percebeu-se que a pesquisa-formação desencadeou uma reflexão nos professores os seus saberes, além de poder constituir-se como instrumento potencializador da definição das especificidades da EJA e, ainda, como instrumento de formação e reconstrução dos saberes dos professores.

Palavras-chave


Saber e aprender, Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores.

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