Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista EJA em debate?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Quanto ao idioma:

  • Os artigos deverão ser redigidos em português ou espanhol.

2. Quanto aos resumos:

  • Deverão ser escritos em Português e Inglês quando os artigos forem redigidos em português;
  • Deverão ser escritos em espanhol, português e inglês, quando os artigos forem redigidos em espanhol.
  • O resumo não poderá exceder a 150 palavras.

3. Quanto à formatação:

  • Os artigos deverão ser enviados em versão eletrônica, digitados com espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12; obedecendo as margens de 3cm e tendo suas páginas numeradas;
  • As linhas devem ser numeradas, conforme o modelo do tutorial, e retiradas na versão final.

4. Quanto à estrutura:

  • Na primeira página deverá constar o título do artigo, sem o nome dos autores e das instituições envolvidas, porém deixando espaço equivalente para a colocação destes nomes após a aprovação. Abaixo do título devem vir: resumo, palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco).
  • Após a aprovação do artigo, na versão final, o(s) autor(es) deverá(ão) colocar seu(s) nome(s) e indicar os endereços para correspondência: postal completo e eletrônico.
  • O limite mínimo de páginas (incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas) é 10 (dez).
  • O limite de páginas (incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas) é 20 (vinte).
  • Os artigos deverão conter sempre: Resumo, Abstract, Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Discussão dos Resultados, Conclusão e Referências.
5. Quanto às citações:
  • As citações de referências no texto devem obedecer ao seguinte padrão: um autor (NETTO, 2001); dois autores (MOTTA-JÚNIOR; LOMBARDI, 2002); três ou mais autores (RAMOS et al., 2002).
  • No caso do(s) nome(s) do(s) autor(es) fazer(em) parte da frase e a citação não for literal, os nomes devem ser grafados apenas com a inicial maiúscula e o ano da publicação deve vir entre parênteses. Por exemplo: Segundo Assis et al. (2010), as aves migram para regiões mais quentes.
  • No caso do(s) nome(s) do(s) autor(es) fazer(em) parte da frase e a citação for literal, os nomes devem ser grafados apenas com a inicial maiúscula, o ano da publicação e o número da página deve vir entre parênteses. Por exemplo: Segundo Silva (2012, p. 10), "o desenvolvimento científico e tecnológico está associado ao desenvolvimento político e social".
  • Quando houver, no mesmo ano, mais de um artigo de mesma autoria, deve-se acrescentar letras minúsculas após o ano, conforme o exemplo: (DAVIDSON et al., 2000a; 2000b). Quando houver mais de uma citação dentro de um mesmo parêntese, essas devem ser colocadas em ordem alfabética. Exemplo: (GIRARD, 1984; GROVUM, 1988; DE TONI et al., 2000).
  • As citações de referências no final do artigo devem obedecer às normas da ABNT, seguindo a ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor. Apenas citações que aparecem no texto devem constar na lista de referências.
6. Quanto às figuras e tabelas:
  • As figuras (fotografias, desenhos, etc.) e as tabelas já devem ser inseridas no corpo do texto, no melhor local após o final do parágrafo em que foram citadas pela primeira vez. Quando for o caso, as figuras devem conter a representação da escala em barras. Sempre que possível, as ilustrações deverão ser coloridas. Tabelas e figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto, sendo que este deve incluir referências a todas elas. Cada tabela deve ter um título breve e auto-explicativo. Informações adicionais, necessárias à compreensão da tabela, devem ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo da tabela.
7. Quanto à forma:
  • Os textos deverão apresentar uma linguagem precisa, clara e sucinta. A numeração das linhas deve ser incluída na primeira versão e retirada na versão final após a avaliação.
  • Os artigos devem ser enviados para a revista em formato PDF para evitar desconfiguração.

 

Clique aqui para ver o modelo - formato .odt

Clique aqui para ver o modelo - formato .Doc

Clique aqui para ver o modelo -formato .pdf

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão está em formato PDF.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.