Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista EJA em Debate é um periódico de publicação eletrônica semestral e objetiva disponibilizar conteúdos relativos à educação de jovens e adultos – EJA.

A EJA, como modalidade de ensino prevista na LDB 9394/96, oportuniza o acesso à educação daqueles que foram excluídos do ensino formal em idade própria, sendo desenvolvida nas redes Federal, Municipal e Estadual. A educação profissional articulada com a EJA passou a ser ofertada apenas a partir de 2006 por conta do Decreto 5840/06. Estes cursos fazem parte do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e são ofertados pelas instituições federais de ensino que, em alguns casos, contam com a parceira dos estados e municípios.

Como política de governo para a EJA, em 2006 foi criado nos antigos CEFETs cursos de pós-graduação lato sensu para formar especialistas em PROEJA, de forma que foi produzido, em nível nacional, um considerável número de pesquisa na área, resultado das monografias dos referidos cursos. Outro fator que vem contribuindo para o aumento de pesquisas sobre o tema é a valorização e ampliação da EJA como política de garantia de direito à educação básica.

Diante da relevância do tema, a EJA em Debate vem ao encontro da necessidade de criação de mais veículos que oportunizem as publicações das pesquisas realizadas sobre a educação de jovens e adultos.

Os trabalhos publicados nas edições da EJA em Debate visam atender diferentes profissionais - pesquisadores, profissionais da educação e alunos da EJA/PROEJA - em contextos multi e interdisciplinares relacionados à temática, visando contribuir para a difusão e intercâmbio de conhecimentos teóricos ou aplicados, bem como para a formação de redes.

Tem como foco a publicação de artigos inéditos de caráter técnico e científico envolvendo os eixos temáticos/seções a seguir:

1.      Fundamentos da educação;

2.      Educação e Currículo;

3.      Integração curricular: educação profissional no ensino fundamental, médio e na EJA;

4.      Teorias e práticas pedagógicas em EJA/PROEJA;

5.      Gestão e inclusão;

6.      Formação de professores em EJA/PROEJA;

7.      Questões legais do PROEJA nos IFs;

8.      Processos pedagógicos de EJA/PROEJA;

9.      Análise de pesquisas e produção em EJA/PROEJA.

A EJA em Debate possui também: editorial, entrevistas com autores convidados, resumos de monografias e divulgação de eventos. A revista aceita publicações em português e espanhol. Os resumos devem ser publicados em português e inglês, quando o artigo for em português; em português, inglês e espanhol, quando o artigo for em espanhol. Artigos de autores não graduados serão aceitos desde que o segundo autor seja graduado.

Serão aceitos para submissão trabalhos com um máximo de 03 (três) autores por artigo. Trabalhos que apresentarem mais de 03 autores serão desconsiderados automaticamente.

 

 

 

 

Políticas de Seção

EXPEDIENTE

A Revista EJA em Debate nasceu da iniciativa de um grupo de pesquisadores que percebeu a necessidade de criação de um espaço para debater as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos. EJA em Debate tem por objetivo acolher, com vistas à divulgação, a produção de pesquisas na área da Educação de Jovens e Adultos. De periodicidade semestral os trabalhos aqui publicados devem ser resultados de pesquisas inéditas que possam contribuir para ampliar as discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos.
As informações contidas nos trabalhos publicados nesta revista são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões emitidas não representam, necessariamente, pontos de vista da Instituição e/ou deste Conselho Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Editores
  • Eliana Bär
  • Nilcéa Pelandré
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O original submetido para publicação é aceito para análise pressupondo-se que:

1.      O artigo não foi publicado e nem está sendo submetido, simultaneamente, para publicação em outro periódico;

2.      Todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento à EJA em Debate;
qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação;

3.   As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade;

4.      A apresentação formal do trabalho está de acordo com todas as indicações das Normas Editoriais.

Os Editores de Seção farão uma análise preliminar quanto à pertinência e adequação da submissão ao escopo da EJA em Debate. Em caso positivo, será analisada em seguida, a aplicação das normas Editoriais tanto na redação quanto na formatação do trabalho. Em caso negativo, o autor será notificado por e-mail, para que ele mesmo proceda às devidas correções, e submeta novamente para análise.

Os originais, sem qualquer identificação de autoria, serão imediatamente submetidos para a análise de 2 avaliadores "ad hoc" (Mestres e Doutores). Caso a avaliação do artigo seja negada por um dos dois avaliadores, o mesmo é submetido a um terceiro avaliador. O tempo médio de avaliação é de 45 dias.

O avaliador avaliará o manuscrito baseado no formulário de avaliação eletrônico, emitindo um parecer qualitativo, considerando:

1.      A clareza do assunto;

2.      A contextualização do tema;

3.      A metodologia utilizada;

4.      A qualidade e importância dos resultados alcançados;

5.      A sequência lógica das demonstrações (figuras, tabelas ou quadros), quando houver;

6.      A pertinência das análises qualitativas e/ou estatísticas realizadas;

7.      As conclusões do estudo, a coerência do conteúdo e;

8.      A atualidade das referências.

Os autores serão notificados, por e-mail, da aceitação ou recusa de suas submissões. Pequenas modificações no texto poderão ser feitas a critério dos Editores-Gerais e/ou Editores de Seção.

A EJA em Debate reserva a si o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo do(s) autor(es). No entanto, espera-se que os originais sejam submetidos apenas após criteriosa revisão ortográfica e gramatical sob responsabilidade do autor.

Quando se fizerem necessárias modificações substanciais, o(s) autor(es) será(ão) notificado(s) por e-mail e encarregado(s) de fazê-las. Deverá(ão) postar a nova versão do trabalho no site, dentro do prazo determinado pelo mesmo.




 

Periodicidade

A periodicidade da EJA em debate, versão on-line, e ISSN (em processo de registro), é semestral. O número mínimo de artigos para fechar uma edição é seis, não sendo aceitas republicações. Do total, o número mínimo de artigos externos ao IF-SC em cada revista é dois.

O recebimento das submissões obedece aos prazos indicados em nossa página eletrônica: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA, menu 'envio de trabalhos'. Os textos completos dos artigos são publicados individualmente no SUMÁRIO de cada fascículo assim que são finalizados os seus procedimentos editorias.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Tutorial Avaliadores

Tutorial para Avaliadores em .PDF

 

 

 

Tutorial Autores

Tutorial para Autores em .PDF

 

Função do Conselho Editorial

O Conselho Editorial da Revista EJA em Debate tem como função colaborar com os Editores na consolidação, avaliação e manutenção do periódico, trabalhando na sua divulgação e emitindo pareceres técnicos.

 

ISSN IMPRESSO

2316-4417

 

 

ISSN ELETRÔNICO

2317-1839