POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROJETOS DE LETRAMENTO, PARTICIPAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL

Ivoneide Bezerra de Araújo Santos, Maria do Socorro Oliveira

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir os projetos de letramento como uma alternativa pedagógica que pode contribuir com a eficácia de políticas públicas no âmbito específico do letramento. Aborda, inicialmente, o substancial esforço dos Programas de Letramento desenvolvidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com várias instituições, suas dificuldades e possibilidades. Trata, a seguir, da rede de componentes que integram os projetos de letramento e do seu potencial para o desenvolvimento dos letramentos de educandos da EJA numa perspectiva emancipatória e cívica. O trabalho é ilustrado pela análise de dados gerados a partir do projeto de letramento Hora de votar: cidadania e participação política em questão no qual os colaboradores usam a escrita para além da esfera escolar. Sugere, por fim, que os projetos de letramento podem viabilizar o alcance de objetivos e metas de políticas públicas.

Palavras-chave


Políticas públicas, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projetos de letramento.

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