EJA E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: RELEVÂNCIA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO

Ângela B. Kleiman

Resumo


Neste trabalho discutimos o significado de ensino da língua materna no contexto dos cursos de Educação de Jovens a Adultos (EJA), nos quais a grande maioria dos alunos usa variantes não prestigiadas da língua portuguesa brasileira,utilizando os estudos de cientistas sociais que questionam a própria noção de língua materna e sua relação com outras línguas (BAGNO, 1999; VERMES;BOUTET, 1989). Ilustramos, através de um exemplo de discriminação linguística descrito em Santos (2012), as dificuldades de ensinar e aprender a língua como disciplina escolar, e propomos, como forma de evitar algumas das dificuldades, problemas e armadilhas da aula, os projetos de letramento (KLEIMAN, 2000),uma organização didática centrada nas práticas sociais de uso da língua escrita, que propicia a criação de situações que permitem a percepção de que tanto o uso da escrita quanto o exercício da oralidade estão implicados em situações de legitimação de grupos sociais marginalizados e que demonstram a imbricação entre usos da linguagem e mudança social.

Palavras-chave


Língua materna, EJA, Projetos de letramento.

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