SUJEITOS EM CONTEXTO DE EXCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL: DIALOGIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONSTITUIÇÃO DOS LETRAMENTOS

Paula Alves de Aguiar, Caroline Kern

Resumo


Este trabalho pretende transversalizar duas pesquisas com intuito de refletir sobre as variáveis discursivas e textuais que se mostram nas relações intramuros escolares e constituem os letramentos de distintos sujeitos que sofreram processos de exclusão escolar e social. Nesta transversalidade pretende-se, a partir de análise bakhtiniana e vygotskyana, analisar situações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas em uma turma (classe de alfabetização) da Educação de Jovens e Adultos e o processo de inclusão de um sujeito com diagnóstico de Síndrome do Autismo na rede regular de ensino. As situações presentadas fazem parte dos dados e análises coletados nas pesquisas de Aguiar (2009) e Kern (2005). Objetiva-se aprofundar a análise bakhtiniana sobre os gêneros discursivos e sobre processos dialógicos presentes em ambas as experiências de pesquisa e que revelam as formas de minimização dos processos escolarizados de sujeitos em situação de exclusão escolar e social, nos quais, a aproximação dos estudos se evidencia.

Palavras-chave


Letramentos, EJA, Educação Inclusiva.

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